sábado, 17 de março de 2012



Serra do Búfalo: Uma beleza descuidada!

                                                                                                                              Da Redação por Geonete Araújo
A Serra do Búfalo é mais uma dentre os muitos lugares que precisam de atenção do Poder Público e de toda a sociedade no município de Joaquim Gomes. Há muitos anos a Serra é visitada por nativos e habitantes do nosso município e de municípios circunvizinhos, incluindo a capital alagoana, Maceió. Tradicionalmente, as pessoas se programam para subir a serra durante a Páscoa, mais comumente na Sexta-feira da Paixão, alguns com a intenção de redimir seus pecados e outros, simplesmente, pelo prazer de se vislumbrar com o cenário divino.

A Serra do Búfalo possui uma subida irregular, com áreas fechadas pela vegetação. Durante o trajeto é possível se refrescar numa nascente de água bastante límpida, como se fossemos agraciados por um presente da natureza. Para trilhar o caminho é preciso esforço físico, facilmente esquecido quando se atinge o topo. Pois, do alto da serra é possível visualizar toda a região urbana do município e algumas áreas rurais próximas, além de um horizonte totalmente verde e renovador.

                        Porém, toda essa beleza resiste às oscilações do tempo e ao contato do homem sem cuidado algum, tanto do setor público, quanto de entidades responsáveis por fiscalizar e organizar a preservação ambiental e a exploração para prática do turismo. Entretanto se faz necessário entender que para a transformação desse local em atratividade turística, é preciso uma análise técnica e um estudo detalhado da região e de seus visitantes.


É preciso entender as multiopções que a Serra do Búfalo poderia oferecer aos visitantes de nosso município. Somente com essa atração o município poderia desenvolver o Turismo de Aventura, atraindo grupos para a prática de escaladas, rapel e outros; o Turismo Religioso, com retiros espirituais e caminhadas de penitência; entre outras atividades.


Estamos falando em um dos pontos do nosso município e apenas com ele, já poderíamos imaginar quantas mudanças nos causaria. Não será algo tão simples transformar nosso município num grande receptor turístico, mas, se quisermos usufruir dos benefícios que o turismo pode ocasionar, teremos que enfrentar todos os desafios e iniciar uma verdadeira “repaginação” em toda a cidade, e em nós mesmos.


            O fato é: transformar nossa tão admirada Serra do Búfalo em uma atração turística é, acima de tudo, uma oportunidade de valorizar o que temos. Lembrando, claro, de preservar e conservar para sempre usufruir!                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário